I) Livros

Você não nasceu sabendo
Autor. São Paulo: Ed. Matrix, 2010

Sal de fruta tem sal? E tem fruta? Por que um S cortado é o símbolo universal do dinheiro? Cunhado é parente? Você não nasceu sabendo responde de forma bem humorada a esses e outros mistérios insondáveis do universo. Deleite-se aqui.


Alfabetização Financeira
Autor. São Paulo: Ed. Novatec, 2009

Minha renda de fato suporta meu padrão de vida? Qual é minha capacidade de poupança? É melhor comprar à vista ou a prazo? Quais são as taxas de juros escondidas nas várias opções a prazo? Alfabetização Financeira ensina o leitor a responder a essas perguntas, fornecendo-lhe conhecimentos essenciais para controlar seu orçamento doméstico e tomar decisões econômico-financeiras inteligentes. Conceitos básicos de percentagens, contabilidade e matemática financeira são explicados de forma didática, em linguagem simples e com inúmeros exemplos, sem a necessidade de prévio conhecimento técnico. Inclui uma planilha Excel que aplica os conhecimentos transmitidos e funciona como uma ferramenta de preparação e acompanhamento do orçamento. Salve-se aqui.


(F)utilidades – mistérios do dia-a-dia explicados
Autor. São Paulo: Ed. Matrix, 2006

Impressoras “laser” têm mesmo “laser”? “Tutti frutti” tem gosto de quê? Por que o minuto tem 60 segundos, a hora tem 60 minutos e o dia tem 24 horas? (F)utilidades responde de forma bem humorada a esses e outros enigmas do cotidiano. Delicie-se aqui.


Regulamentação das microfinanças
Co-autor, com Paulo Haus Martins e Renata de Carvalho Salles. Rio de Janeiro: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, 2002. Baixe aqui (pdf).


Sistemas de informação para microfinanças
Colaborador, com Marcos Alberto Neme Ferreira. Rio de Janeiro: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, 2002. Baixe aqui (pdf).


II) Artigos

A melhor cadeia do mundo
Publicado em agosto de 2010 na revista Superinteressante.

Presídio de segurança máxima na Noruega tem celas com TV de cristal líquido e frigobar - e nada de grades nas janelas. Informe-se aqui.


Custo de carregamento
Publicado em 13.03.09 no site Investmaníacos.

No nosso dia-a-dia, não costumamos perceber que sempre há um custo de oportunidade inerente às nossas decisões financeiras. Ilumine-se aqui.


Preços relativos
Publicado em 10.03.09 no site Dinheirama.

Está caro ou barato? Depende. Eduque-se aqui.


Condições legais para o funcionamento de entidades intermediárias de microcrédito (apex institutions) no Brasil
Co-autor, com Paulo Haus Martins.Anais do II Seminário do Banco Central sobre Microcrédito. Belém, 2003.

Quer saber mais? Aborreça-se aqui.